Uso racional da energia

Os operadores das redes de distribuição e os comercializadores devem disponibilizar aos clientes, de forma clara e compreensível, nos termos previstos na lei, contactos de organizações de consumidores, agências de energia ou organismos similares, incluindo páginas na Internet, através dos quais possam ser conhecidas as medidas disponíveis de melhoria de eficiência energética, diagramas comparativos de utilizadores finais e especificações técnicas objetivas de equipamentos consumidores de energia elétrica.

Assim, cumprindo com o acima indicado, a Freguesia de Cortes do Meio apresenta abaixo os contactos de organizações com a informação referida.

ADENE – Agência para a Energia

Esta organização, para além de outras atividades, é a responsável pela Operação Logística de Mudança de Comercializador. No site desta organização poderá encontrar algumas plataformas de informação sobre a energia elétrica. As plataformas de informação são:

http://www.portugalenergia.pt/

https://www.observatoriodaenergia.pt/

https://poupaenergia.pt/

https://www.cinergia.pt/

https://www.rotadaenergia.adene.pt/

ERSE –Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) tem por finalidade a regulação, em todo o território nacional, dos setores da eletricidade, do gás natural e do gás de petróleo liquefeito (GPL) em todas as suas categorias, dos combustíveis derivados do petróleo e dos biocombustíveis, e da atividade de gestão de operações da rede de mobilidade elétrica. Para além de toda a informação sobre o setor poderá encontrar simuladores com informação muito importante.

https://www.erse.pt/simuladores/precos-de-energia/

https://www.erse.pt/simuladores/rotulagem/

https://www.erse.pt/simuladores/potencia-contratada/

https://www.erse.pt/consumidores-de-energia/

DGEG – Direção Geral da Energia e Geologia

A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) é o órgão da Administração Pública Portuguesa que tem por missão contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos, numa ótica do desenvolvimento sustentável e de garantia da segurança do abastecimento.